Quarto, de Emma Donoghue
- orecantoliterario
- 1 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Olá gente linda!
Hoje eu vim falar um pouquinho sobre um dos melhores livros que já li, e que mais mexeu com meu coração.
Trata-se do livro "Quarto", da autora Emma Donoghue. Muitas pessoas devem conhecer a história pelo nome "O Quarto de Jack", que é a adaptação cinematográfica que foi indicada ao oscar, onde a própria Emma assina o roteiro.

Antes da minha opinião, vou mostrar a sinopse do livro:
"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."
A história é toda narrada pelo próprio Jack, o que é mais emocionante ainda, pois ele tem só 5 anos, nasceu em cativeiro e foi levado a acreditar que o que ele vê na TV não existe (essa foi a forma da mãe protege-lo da realidade que eles vivem).
Existe um trecho, bem no inicio, que acho que representa bem a realidade de Jack, e que foi um dos que mais me tocou e quebrou meu coração foi esse:
"Não gosto do cheiro de brócolis cozinhando, mas não é tão ruim quanto vagem. Os legumes e verduras são reais, mas sorvete é da televisão, eu queria que também fosse de verdade."
O livro é dividido em 5 partes - Presentes / Desmentidos / Morrer / Depois / Viver.

A fonte do livro remete a uma escrita infantil pela fonte usada e a forma usada para separar um acontecimento do outro.
Um dos motivos que considero extremamente tocante a história é por ser algo que realmente pode, se é que já não acontece na vida real.
Esse livro entrou sem dúvida nenhuma para minha lista de favoritos.

Comments